O que precisa de saber para escolher a sua casa? – Parte 3 de 5

Tipo de casa

A maior ou menor facilidade no processo de escolha de uma casa também tem muito que ver com o tipo de habitação que se procura. Quanto maior é a casa, à partida mais avultado será o investimento.

Há que atentar no número de divisões e adequar o tamanho da habitação às verdadeiras necessidades do agregado familiar. Neste sentido, a escolha prende-se fundamentalmente com a opção por um apartamento ou por uma moradia.

Nas cidades é muito comum as famílias preferirem apartamentos, pois estes acabam por normalmente ter um preço mais acessível do que as vivendas. Os jovens normalmente preferem os T0, T1 e T2, pois são mais baratos e porque não necessitam de tanto espaço. Para famílias maiores, os dúplex podem ser uma opção a considerar, para além dos T3, T4 e T5, que são apartamentos de grandes dimensões.

banner_vidór

Mas há quem, acima de tudo, prefira viver numa zona mais sossegada – seja no campo ou nos subúrbios das cidades – e queira ter mais privacidade, algo que só é permitido pelas moradias.

Estas também possuem a vantagem de terem menos restrições e mais espaço para animais e ainda de se poderem realizar obras, quando for preciso, sem os constrangimentos de horários que existem nos condomínios dos prédios. Pode-se ainda escolher entre as vivendas geminadas ou um lote separado.

A maior desvantagem das moradias reside no preço – geralmente são mais caras do que os apartamentos – e nos elevados custos de manutenção que requerem.

Ainda assim, existem outros factores que podem pesar fortemente na decisão do tipo de casa que se prefere. Em primeiro lugar, há necessidade de ter garagem? Isto pode ser um constrangimento nas grandes cidades nas quais não é tão fácil arranjar um prédio que tenha.

Em segundo lugar, e especialmente no caso dos apartamentos, prefere-se com varanda ou este não é um factor eliminatório?

Uma característica que deverá ser ponderada pelos futuros proprietários passa pela exposição solar. Note que as casas viradas a Sul não só são mais eficientes em termos energéticos como possuem maior exposição ao sol. Normalmente – e há que ponderar isto – as casas voltadas a Norte têm maior necessidade de ter aquecimento central e as habitações voltadas para Sul precisam de ar condicionado no verão. No fundo, esta decisão depende muito das expectativas.

→ Consulte aqui a parte 2 de 5 deste nosso artigo

Anúncios

One thought on “O que precisa de saber para escolher a sua casa? – Parte 3 de 5

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s