Tectos falsos e iluminação
Entre as vantagens dos tectos falsos, referimos a instalação de luzes que podem ser directas, indirectas ou direccionadas. Com um tecto falso, pode criar composições de luz esteticamente interessantes, dinâmicas e funcionais. Cada tipo de luz que pode ser accionado conforme as suas necessidades e circunstâncias, sendo que alguns spots podem servir apenas para pôr em evidência uma peça de decoração ou um papel de parede por exemplo.
O que considerar antes de instalar um tecto falso?
Este não é um trabalho para qualquer pessoa, por isso, mesmo que seja um entusiasta de construção, seja realista em relação às suas capacidades. Se acha que pode fazê-lo, então avance, mas mantenha as coisas simples. Quanto mais elaborado e complicado for o projecto, maiores as hipóteses de se sentir frustrado no fim.
Seja minucioso antes de começar o seu projecto e tire as medidas com cuidado. Depois, com uma folha de cartão ou de madeira, pode simular a altura do seu futuro tecto para perceber se ele vai roubar demasiado espaço vertical à divisão em causa ou se está bem assim.
A escolha dos painéis é também importante. Há pessoas que preferem peças maiores e outras mais pequenas. Nesta fase, tenha em mente aquilo que pretende fazer com o tecto. Se instalar luzes, por exemplo, poderá ter que comprar placas mais fortes e resistentes que aguentem com o peso das mesmas. A eleição da cor também lhe compete a si, embora o branco seja o mais usado.
Informe-se sobre o custo da manutenção e de eventuais futuras reparações. Lembre-se que a instalação de um tecto falso não significa apenas um investimento momentâneo. Os tectos falsos comportam algumas despesas a curto-prazo, ainda que baixas.
Quais são os preços de um tecto falso?
É impossível dar-lhe um número exacto. A instalação de um tecto falso dependerá sempre dos materiais por si escolhidos, do tamanho da divisão, da empresa que fizer o trabalho, do isolamento, da espessura, da inclusão ou não de barramento original, do acesso, e por aí adiante.
Não obstante, o preço médio andará entre os 15€ a 20€ por metro quadrado. Uma boa ideia é visitar várias empresas e pedir orçamentos para avaliar o que lhe oferecem e tirar conclusões no que diz respeito à relação qualidade/preço.
→ Consulte aqui o nosso artigo sobre o que precisa de saber sobre os tectos falsos