O que precisa de saber para escolher a sua casa? – Parte 1 de 5

A escolha da casa é um factor fulcral. Este é o momento em que decide qual é a residência na qual irá viver durante largos e bons anos, alargar a família e conviver com os amigos.

Apesar de esta ser uma etapa muito cansativa (no fim de contas, não se trata de uma escolha fácil), é também a mais interessante e é preciso estar preparado para pensar em tudo.

Na difícil selecção da sua próxima residência, vários factores influirão nesta decisão, estando maioritariamente relacionados com o local e as condições da habitação em si.

Localização

Primeiro que tudo, deve considerar os acessos: trata-se de uma zona com muito trânsito, poucos lugares de estacionamento e elevada movimentação ou de um local calmo? Por outro lado, existem transportes públicos (estações de metro ou de autocarro) nas redondezas? Esta última questão pode ser fulcral se a casa se destinar a arrendar a turistas.

Se a finalidade da habitação for para residência permanente, há que verificar se a casa que procura está numa zona próxima de elevada empregabilidade (com muitas empresas, centros de negócios e afins) ou será obrigado a deslocar-se de carro diariamente? Na eventualidade desta última situação, note que um preço por m² mais baixo poderá não compensar o gasto acrescido com combustível e portagens. Por exemplo: viver em Oeiras sai mais acessível no preço da casa, mas se trabalhar em Lisboa e tiver de se deslocar diariamente poderá ficar muito caro.

Perceba ainda se na zona/bairro em questão existe comércio local, farmácias, restaurantes ou outros, e se este factor é influenciador da sua decisão. Pura e simplesmente, existem pessoas que apreciam mais viver na cidade e outras que preferem a quietude e o isolamento do campo. Explore ainda a segurança do bairro em questão, bem como a proximidade de autoridades competentes.

banner_vidór

Deve ponderar também a proximidade de outras infraestruturas importantes, tais como hospitais, centros de saúde e escolas. Perceba ainda como é a vizinhança e atente nas suas preferências: quer viver num bairro calmo ou agitado, com população jovem ou mais idosa?

Note, contudo, que a localização escolhida influencia o preço que irá pagar pela sua casa. Alguns locais são mais privilegiados do que outros, muitas vezes devido à sua acessibilidade e à quantidade de serviços que se encontram disponíveis. Quanto maior for a procura por uma determinada localização, mais elevados serão os valores das habitações.

Por último, mas não menos relevante, tente tomar conhecimento de eventuais projectos futuros para a zona em questão. Prevê-se que a rede de transportes públicos virá a ser alargada? Existem projecções de construção de espaços verdes e parques infantis? Pode informar-se sobre isto na Câmara Municipal. Quaisquer obras públicas na zona poderão, por um lado, influenciar características como os acessos, a segurança e até a vista da sua habitação, mas também, por outro lado, contribuir para valorizar a mesma.

→ Consulte aqui o nosso artigo sobre como identificar qual o momento certo para comprar casa

Anúncios

2 thoughts on “O que precisa de saber para escolher a sua casa? – Parte 1 de 5

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s