Cantos de leitura em casa

Gosta de ler, mas acha que não tem em casa um espaço ideal para se sentar e desfrutar do prazer de folhear um livro?

Para muitos o ato de ler é uma atividade de lazer muito importante. Por isso mesmo faz sentido que se crie um canto especial, pensado de forma a que estes momentos recreativos sejam ainda melhores. É facto que qualquer sítio pode ser um bom lugar para ler, quando se faz algo pelo prazer que essa atividade nos dá qualquer lugar serve. Mas para os amantes da leitura, é essencial existir um espaço específico para, na sua intimidade, desfrutarem em pleno do momento.

Num quarto, numa sala ou mesmo num compartimento da casa destinado exclusivamente para esse fim, este espaço deve afastar-se do frenesim rotineiro do quotidiano, permitindo que o leitor se transporte para o que lê.

Ainda confuso/a? Tenha em atenção as seguintes dicas:

Prateleira

É sempre boa ideia termos um local de apoio no nosso canto de leitura. Uma prateleira é sempre uma boa opção já que devemos ao máximo tentar tornar o espaço num recanto composto onde decoração e bom gosto existem ao mesmo tempo.

6.jpg

Um sítio para sentar confortável

A premissa essencial para que o ato de leitura seja simplesmente fantástico tem que ver com o sítio onde confortavelmente nos sentamos. Uma cadeira confortável é indispensável se estiver a pensar criar em sua casa um canto de leitura, diríamos que com a mesma importância só mesmo a questão da iluminação. A verdade é que tem de se sentir realmente bem, porque o conforto é determinante quando se trata de atividades de que gostamos e nos dão prazer.

Já sabe, o conforto, a excelente iluminação – natural e/ou artificial – e o recato são características obrigatórias que estes espaços devem oferecer!

5.jpg

Uma mesa

Claro que não poderíamos deixar de falar da importância de uma mesa num recanto como este. No contexto de um canto de leitura ela é indispensável por diversas razões. Primeiro porque é nela que irá pousar o livro – ou livros – que está actualmente a ler e depois porque há sempre aqueles objectos que temos necessidade de pousar, como um copo de água, o telemóvel e uma data de outras coisas que poderão surgir.

3.jpg

A luz certa

Claro que a solução ideal é que possa estar perto de uma janela de dimensões grandes para que possa aproveitar durante o dia, a luz natural é sempre a melhor opção. Contudo, nos fins de tarde de inverno ou mesmo se quiser ler durante a noite é importante que coloque no seu recanto um candeeiro com uma boa luz. Entendemos por boa luz uma lâmpada que não seja fluorescente e que se assemelhe o mais possível a luz natural, desta forma os seus olhos agradecerão e você também.

4.jpg

Tecidos suaves

Para que tudo seja perfeito no seu canto de leitura é importante que a suavidade esteja presente. A suavidade tem que ver normalmente com os têxteis que escolhemos. Grande parte da noção de conforto tem a ver com as nossas escolhas para forrar o sofá, as almofadas, ou ainda para a manta que temos para colocar sobre as pernas.

Qualquer actividade que façamos sentados – ler ou ver um filme pedem, a determinada altura, uma manta sobre as pernas – e, portanto, nada melhor do que encontrar um destes exemplares de um tecido extremamente macio para que, sempre que chegue aquele friozinho, possa sentir-se de imediato confortável.

2.jpg

Acessórios (por exemplo plantas)

É sempre bom que na nossa casa tenhamos alguns seres vivos aliados à decoração. As plantas são por si só um elemento decorativo que confere um toque especial a qualquer que seja o sítio onde se encontra. No seu canto de leitura não será excreção, elas serão mais do que bem-vindas.

1.jpg

→ Consulte aqui o artigo sobre a decoração com plantas

Anúncios

One thought on “Cantos de leitura em casa

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s