Decoração tropical para a sua casa

O estilo tropical de decoração traz-nos à mente os ventos quentes, a areia, o sol e o mar dos climas mais quentes que se estendem do equador.

Trata-se de um estilo de decoração casual que faz uso de materiais naturais como vime, bambu, sisal, palha, entre outros para conferir um ambiente quente e de grande conforto. As ventoinhas no teto e as madeiras são imagem de marca deste estilo, assim como as plantas, tanto verdadeiras como em padrões e arte. O fundamental é que traga para o interior da casa elementos naturais que nos lembrem da natureza e do calor dos trópicos.

1

Cores e texturas

As cores do céu e do mar, assim como da areia e do verde da selva são as escolhas principais para a paleta de cores a usar neste tipo de decoração, em combinação e harmonia com elementos naturais como a madeira. Tons neutros como marfim, bege, castanho café e amarelos mais torrados ou suaves são a base perfeita para iniciar a decorar com esta temática. Diferentes tons de verde também desempenham um papel importante para conseguir um ambiente tropical mais acolhedor e convidativo.

Combine as diferentes cores com padrões e texturas que remetam para a natureza, como flores, plantas, árvores ou até elementos marinhos. Acentue toda a decoração com apontamentos de cores mais escuras como castanho escuro, preto e vermelho.

2

Mobiliário e acessórios decorativos

Conforto é a palavra de ordem quando falamos em mobiliário para uma decoração em estilo tropical. Por exemplo, os móveis para decorar uma sala de estar tropical são geralmente de maiores dimensões e selecionados tendo em conta o seu conforto e utilidade. Peças em vime, bambu, ferro e sisal também encaixam na perfeição em ambientes deste tipo. Mobiliário em madeira, quer seja de tom natural ou mais escuro, é também uma boa opção para conferir aquele ambiente tropical que pretende.

Se por outro lado, o seu objetivo é trazer um ambiente mais de praia e menos verde natureza, então dê preferência igualmente aos materiais naturais, como cestas de vime, palha ou madeira clara, mas abuse de acabamentos rústicos e objetos de artesanato que remetam para a tonalidade areia ou azul do mar. A paleta de cores sempre em tons claros, branco, tons de bege e azuis pálidos é a melhor opção neste caso.

Outro pormenor que pode conferir um aspeto mais tropical à decoração são os padrões animais, mas neste caso precisa de planear com muito cuidado o seu uso ou corre o risco de cair no exagero.

3

Por fim, o uso de plantas de maiores dimensões é absolutamente obrigatório, pois quando pensamos no estilo de decoração tropical é o que nos vem imediatamente à mente! Adicione algumas variedades de palmeiras para decorar cantos da casa. Tenha é sempre o cuidado de escolher locais adequadamente iluminados, consoante as necessidades de cada planta. No caso de divisões mais escuras pode optar por plantas artificiais, uma vez que já se encontram à venda alguns modelos bastante fieis e realistas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s